Send As SMS
quarta-feira, junho 28, 2006


Até hoje, não se sabe com exatidão por que as pessoas têm as crises de enxaqueca. Existem muitas teorias a respeito...


Em geral, a enxaqueca apresenta-se como uma dor que acomete somente um lado da cabeça, que pulsa constantemente com intensidade moderada ou grave, com duração de pelo menos 4 horas (pode chegar até 72 horas em casos muito graves). A Sociedade Brasileira de Cefaléia estima que 30 milhões de brasileiros sofrem de enxaqueca e precisam de tratamento.


A enxaqueca não vem sozinha, ela é acompanhada por náuseas, vômitos, sensibilidade à luz e ao ruído. Outra de suas características é o aumento da intensidade da dor quando a pessoa executa atividades físicas rotineiras, tais como agachar, subir e descer escadas.


Vários fatores podem indicar uma tendência à enxaqueca; os mais conhecidos são o histórico familiar (mais de 70% dos pacientes têm alguém na família com o mesmo problema), a idade (a doença tem início geralmente entre 20 e 40 anos) e o sexo (duas a três vezes mais freqüente em mulheres do que em homens).


É MAIS COMUM NA MULHER


Para cada homem com enxaqueca, duas a três mulheres têm o mesmo problema. Alterações hormonais, tão comuns na menstruação e no período da menopausa, mudanças no estado emocional e alimentação são fatores que determinam a maior incidência da doença entre as mulheres.


As conseqüências da enxaqueca afetam a rotina diária das mulheres e interferem nos momentos de lazer e até nos compromissos sociais. No campo profissional, a enxaqueca é causa de afastamento temporário de trabalho.


COMO A ENXAQUECA DEVE SER TRATADA


Somente um médico pode diagnosticar, com certeza, as crises de enxaqueca. Seguir as suas recomendações é o passo inicial e mais importante para controlar ou prevenir esse problema.


O tratamento obedece a duas atitudes básicas: a primeira é evitar a progressão da dor ou acabar com ela de imediato - tomar a medicação ao primeiro sinal de dor, segundo prescrição médica; a outra consiste na prevenção, isto é, utilização das medicações indicadas pelo médico, seguindo suas recomendações, as quais podem ser uma dieta, exercícios físicos/relaxamento e redução do estresse.


Para combater as crises de enxaqueca, surgiram, nos últimos anos, medicamentos mais bem tolerados e específicos, chamados triptanos. Estudos mostraram que esses medicamentos podem oferecer maior comodidade, eficácia e, principalmente, agir com muito mais rapidez. Recentemente, foi lançado o rizatriptano, substância de última geração, com uma apresentação inovadora: é comercializado em forma de "wafer" ou em formato de um disco que se dissolve rapidamente na língua e que pode ser tomado sem líquidos.


Ele começa a aliviar a dor da enxaqueca a partir dos primeiros 30 minutos após a administração. Esse avanço científico comprova que a Medicina está se preparando para tirar, definitivamente, o peso da enxaqueca da cabeça de milhões de mulheres e de homens em todo o mundo.Fonte: Dr. Carlos Alberto Bordini / Doutor em Neurologiada FMUSP e Chefe do Ambulatório de Cefaléia da FMUSP - Ribeirão Preto

SOFRO DE ENXAQUECA MINHAS AMIGAS E SEGUE ABAIXO UMAS DICAS QUE COSTUMO USAR PARA DRIBLAR ESSA VILÃ, LÁ VAI,RSS
*Descasque batatas em rodelas finas e coloque sobre a fronte e nuca.A batata funciona como analgésico.
*Água tônica, ajuda na sedação da dor.
*Uma bacia de água bem gelada e colocar o cotovelo dentro desta bacia por 30 minutos ajuda na sedação.
*Não ingira alimentos gordurosos.
*Ingira um caldo bem quente como este que funciona muito bem.

CREME DE MANDIOQUINHA
Ingredientes:400g de mandioquinha, sem casca, em rodelas2 envelopes de caldo de carne1 litro de água1 colher (sopa) de queijo tipo parmesão ralado
Preparo:
Em uma panela de pressão, coloque a mandioquinha e o caldo de carne, cubra com a água e deixe cozinhar por 10 minutos, após o início da fervura, ou até que a mandioquinha esteja macia.
Transfira para o copo do liqüidificador e bata até obter uma mistura homogênea.
Volte para a panela, junte o queijo ralado e cozinhe em fogo alto por 3 minutos, ou até derreter o queijo.
Retire do fogo e sirva em seguida.



COPYRIGHT © 2006. Todos os direitos reservados. Todas as Fotos do Layout são de autoria de GRACE OLSSON